sábado, 9 de janeiro de 2016

O Poder do Hábito - Charles Duhigg



O livro do Jornalista Charles Duhigg com certeza deve estar na lista de quem busca uma melhora em sua qualidade de vida e da extinção de hábitos que lhe atrapalham. O livro aparenta ser complexo pelo seu tamanho, mas só aparenta. O livro é de fácil leitura para as pessoas. O fato de ser grande é por que o Livro explica o por quê fazemos o que fazemos, explica sobre os hábitos das organizações de sucesso e por fim, os hábitos da sociedade em geral. O hábito, se entendido, é muito fácil ser transformado.

Outro detalhe que somam páginas ao livro, são as diversas histórias reais dos testes científicos feitos. Inclusive, um " mapeamento de hábitos " de grandes empresas e grandes atletas, como por exemplo o medalhista olímpico Michael Phelps. Por tanto, o livro não se trata de um gênero de " auto ajuda " barata que promete poderes supernaturais. Mas sim um livro embasado em teorias científicas existentes. O mais incrível que descobri no livro, é que o cerne dos hábitos não estão no vício em si. Mas sim na recompensa que nos trazem. Poderíamos dizer que uma pessoa que bebe demasiadamente, não é viciada na bebida, mas sim na sensação que a bebida traz à ela. Você já pensou nisso? Há algumas exceções, como o tabaco por exemplo, que traz em sua substância compostos que são feitos justamente para viciar e despertar gatilhos na mente do fumante que o farão querer novamente. Mesmo assim isto não deixa de ser uma " recompensa" para o fumante. O detalhe, é que para mudar o hábito basta trocar a rotina e ter uma mesma recompensa. Se você bebe demais para ficar feliz, você pode trocar a bebida por shows de humor, por exemplo. Inicialmente não fará nenhum sentido, mas ao associar tal escolha conscientemente, brevemente você transferirá o seu vício em beber demais por shows de humor. Trazendo assim a mesma recompensa de forma mais saudável e sem ter danos futuros irreversíveis.

Os parágrafos acima tratam-se apenas da minha opinião sobre o livro e uma dica rápida e eficaz sobre como mudar hábitos. Para entender mais os conceitos e aplicar com mais eficácia tais práticas, eu recomendo fortemente a leitura do livro. Convém lembrar que sem força de vontade, não se muda hábito nenhum!

Nenhum comentário:

Postar um comentário